01 AGO 2019
Ações integradas entre Prefeitura, PC, BM e IGP deixam Viamão mais segura

Viamão integra a lista dos 18 municípios mais violentos do Estado e está inserido no programa RS Seguro, que reúne ações da Prefeitura, Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, EPTV e Instituto Geral de Perícias. Os 18 municípios concentram 45% da população do RS, respondem por 89% dos roubos de veículos, 88% dos assaltos a pedestres e 71% das mortes violentas no Estado nos últimos 10 anos.

De acordo com o comandante do 18º BPM, major Itacir Ramos, desde janeiro, quando iniciou o programa, Viamão está confrontando a criminalidade e reduzindo os índices. “Estamos mapeando os dados por crimes, bairros, dias da semana e horários mais propícios. Com essa ação, estamos reduzindo em mais de 60% os índices. Continuaremos com esse trabalho, agindo integrado nas ações proativas e preventivas da segurança pública.”

A delegada Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Jeiselaure de Souza, destaca os quatro eixos que estão sendo mapeados e investigados: crimes violentos; roubos a veículos; roubos a pedestres; roubos a estabelecimentos comerciais. “Nosso Estado possui o melhor banco de dados do país. Tivemos um crescente aumento de denúncias e isso é muito bom, porque aumenta a chance de atendermos com antecedência e prevenir a ação, principalmente o feminicídio.”

O programa apresenta planejamento a curto, médio e longo prazos. Os encontros são mensais para avaliar, apresentar novos números e planejar ações. Na manhã de hoje, a reunião com apresentação de dados, foi realizada no auditório do Centro Profissional Walter Graf. O prefeito, André Pacheco, ressalta que o governo vem colaborando com a segurança pública. “Hoje temos 10 câmeras de videomonitoramento instaladas no Centro e outras 10, na Santa Isabel, com espelhamento para a Polícia Civil e a Brigada Militar, e estamos em via de instalarmos mais 10 câmeras em locais que estão sendo definindos. Também estamos adquirindo quatro motos para dar suporte à patrulha escolar, com circulação em todo o município, e planejando implantar a Guarda Municipal. Investimos na iluminação pública e estamos trocando cerca de 1.000 lâmpadas por mês”, explica André Pacheco.

O diretor da Delegacia Regional Metropolitana, delegado Rodrigo Bozzetto, destaca que houve uma redução significativa de todos os índices de criminalidade. “Na próxima semana, temos reunião com o governador e levaremos os dados da redução aqui de Viamão. Nosso objetivo é continuar reduzindo mais ainda estes índices e não fazer mais parte da lista dos municípios com os índices mais altos de criminalidade”, finaliza.

Saiba quais são os 18 municípios que integram o RS Seguro:

• Alvorada
  • Cachoeirinha