22 MAI 2019
Cinco lugares recebem o projeto Música Para Todos

Aprender a tocar um instrumento vai muito além de simplesmente desenvolver técnicas. Cada instrumento carrega consigo tradições e a história da sua evolução, e através da música expõe a história de outros, refletindo o ambiente e cultura de um povo. O violão é um instrumento tradicional de rodas de amigos, barzinhos e shows. Para iniciar o aprendizado em violão é preciso fazer aulas para saber por onde começar e você sabia que em Viamão existe um projeto gratuito que ensina essa prática?

A Prefeitura de Viamão, através da Secretaria da Cultura, oferece o projeto, Música Para Todos, que existe desde 2017. Neste ano serão cinco lugares: Casa Suzana Wesley, Clube de Mães Santa Isabel, Clube de mães Colméia, Ginásio de cultura e EMEF Pedro Vicente e as inscrições estão abertas para oficinas de iniciação a violão. Para participar é necessário levar os instrumentos. As aulas serão ministradas pelo professores Gabriel Guedes, graduando em Música pela UERGS, pelo professor Vinicius Fontoura, graduando em Música pela EST e licenciatura na CLARETIANO. Podem se inscrever na oficina, jovens, adultos e crianças a partir dos 10 anos de idade (sendo alfabetizada).

Neste período, já passaram pelo projeto 150 alunos. Na formatura do ano passado, 43 alunos tiveram a oportunidade de receber o certificado de conclusão. O curso tem duração de 9 meses e a turma tem duas aulas por semana, com duração de duas horas por aula.

Para realizar a inscrição os interessados devem comparecer aos locais citados abaixo para preencher a ficha de inscrição. É necessário comprovante de residência, carteira de identidade ou certidão de nascimento, 2 fotos 3x4.

Confira os locais e horários das aulas:

Casa Suzana Wesley (Rua Pastoral, 407, São Lucas) - Quarta-feira das 14h às 16h
Clube de Mães Colmeia - (Rua Palmeira das Missões, 56 - Cohab) - Quarta-feira 9h30 às 11h30
Clube de Mães da Santa Isabel - (Rua Barão de Belém, 1122, Santa Isabel) - Segunda-feira das 15h às 17h
EMEF Pedro Vicente (Rua Santo Expedito, 1, Bairro Planalto) - Quinta-feira das 14h às 16h
Ginásio de Cultura - (Rua dos Açores, 951, Tarumã) - Segunda-feira das 09h30 às 11h30 e na sexta-feira das 14h30 às 16h30

Texto de: Eniéderson Miranda
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.