02 ABR 2019
Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Nesta terça-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o Autismo e reduzir a discriminação e o preconceito. Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) aparecem nos primeiros anos de vida e podem afetar a comunicação, a capacidade de aprendizado e a adaptação da criança. Terapias, medicamentos e muito amor podem proporcionar qualidade de vida para os educandos /pacientes e suas famílias.

A rede municipal de ensino de Viamão atende hoje cerca de 170 educandos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. Os educandos são incluídos em sala de aula regular e estimulados na Sala de Recursos. Ao todo, a rede possui 24 Salas de Recursos Multifuncionais, coordenadas pelo Setor de Educação Especial (NPI) da Secretaria Municipal de Educação (SME) para atender as 62 escolas da rede. Uma delas é referência em TEA e está inserida na EMEF Farroupilha, bairro Orieta.

Na escola, a criança é estimulada a ter autonomia, a manter um convívio social e a desenvolver as suas potencialidades. O aprendizado se dá de acordo com o grau do comprometimento, que é muito variável, mas toda evolução é comemorada. Para os casos mais específicos há indicação de acompanhamento permanente. A SME disponibiliza um estagiário de apoio à inclusão para atender ao educando. De acordo com a coordenadora do Setor de Educação Especial, Maria Helena dos Santos, as escolas da rede municipal realizam um trabalho que tem sido reconhecido como referência em educação inclusiva.