11 SET 2018
Seis meses de Descarte Aqui

Você sabia que há um local na Prefeitura apropriado para descarte correto de sucata eletrônica? O ecoponto “Descarte Aqui” está há seis meses no corredor central da Prefeitura (Praça Júlio de Castilhos, s/nº, Centro) e já recolheu 320 equipamentos que, provavelmente, seriam descartados de forma irregular. A entrega pode ser feita no horário das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.

“São considerados lixo eletrônico todos os aparelhos eletrônicos que, por algum motivo, não são mais utilizados. Esse tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado corretamente, pois oferece risco de contaminação ambiental por ser composto por metais pesados. Eles podem levar até 500 anos para se decomporem e, durante este tempo, contaminarem o solo e a água”, explica o secretário de Meio Ambiente, Gilberto Fraga. “  O cuidado com o meio ambiente é dever de todos para que, no futuro, todos possam usufruir da vida na Terra”, lembra.

A parceria é entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smma) e a empresa JG Recicla – Gestão de Lixo Eletrônico, que recolhe quinzenalmente os produtos ali descartados – eletrodomésticos, celulares, televisores, telefones, câmeras fotográficas, eletrônicos, componentes de informática e computadores em desuso.