03 SET 2018
Educação: respeito e amor ao próximo pautam novos projetos

A educação é uma das áreas mais essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade. Em Viamão, a Administração Municipal tem investido muito para melhorar o ensino e aumentar os índices do Ideb. Todas as escolas, sejam elas urbanas ou rurais, possuem uma boa estrutura física. Os alunos têm uma merenda de qualidade, com refeições três vezes na semana. Os professores recebem formação continuada e assessoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, permanentemente.

Uma das escolas que vem se destacando, nesse sentido, é a EMEF Ricardo Faicker Nunes, localizada no Jari, onde a equipe diretiva e de professores trabalham todos os dias para que os estudantes possam sonhar com um futuro melhor. A escola ocupa, hoje, o terceiro lugar na competição Galera Curtição, que aborda temas polêmicos, como drogas, violência, bullying, doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar e planejamento da vida.

Projetos

A Faicker, como é mais conhecida, também desenvolve os projetos: Tribos da Cidadania, Robótica, Mais Educação, Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), Olimpíadas de Matemática, Pacto Viamão pela Alfabetização, Tampinha Legal, Sustentabilidade e Escolas Conectadas. A diretora, Márcia Derungs, ressalta que a escola possui salas-ambientes e são os alunos quem trocam de sala a cada período.

Equipe

Além da Márcia, a equipe diretiva é composta por mais duas vices-diretoras, Eunice Araújo e Ana Gross, e pelas coordenadoras pedagógicas Roberta Gustavo e Isabel Alves. Elas estão engajadas num novo projeto, que inclui a comunidade: a Cultura da Paz. A partir de setembro, todos os professores estarão trabalhando em prol da paz, resgatando conceitos de respeito e amor ao próximo. “A ideia é levarmos esse novo projeto para o Desfile Cívico na Santa Isabel, dia 14 de setembro. Nossas relações são tranqüilas e queremos espelhar isso para a comunidade”, enfatiza Márcia.

Cestas

A escola também desenvolve um projeto de brechó solidário, onde o valor arrecadado é destinado a compra de alimentos para compor cestas básicas para as famílias mais carentes da região. Também é oportunizado às mães um impulsionamento na economia com a Feira de Negócios, onde as mães têm um espaço para vender seus produtos de artesanato e beleza.

Dois turnos

Para evitar a vulnerabilidade, a escola desenvolve projetos em dois turnos, como as atividades do Mais Educação, que são ministradas no turno inverso: capoeira, música, esporte e letramento. “Assim, eles também recebem almoço, além dos lanches, lêem mais obras da nossa biblioteca, pesquisam e têm ajuda para fazer o tema. Atendemos a 500 alunos, desde o Jardim I até o 9º ano, e queremos que todos possam construir um futuro digno”, encerra a diretora.