15/08/2018
Dia D para a Vacinação contra pólio e sarampo

Neste sábado, dia 18, é o Dia D para a Vacinação contra pólio e sarampo. Das 9 às 17 horas, todas as unidades de saúde estarão abertas para a administração das doses. Uma unidade móvel estará imunizando as crianças pela manhã no Castelinho, junto à Associação, e à tarde na Universal, em frente ao mercado Brasil. Não se esqueça de levar a carteira de vacinação!

A vacina contra a paralisia infantil começa a ser administrada no bebê a partir dos 2 meses de idade, com três doses da vacina intramuscular. A vacina VIP é administrada com 2 meses, 4 meses e 6 meses. Seguindo o calendário, a criança recebe o reforço contra a paralisia com a vacina VOP, via oral, com 15 meses e 4 anos de idade. A vacina é administrada conforme avaliação do vacinador a partir dos registros na Carteira de Vacinação.

A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que protege de três doenças: sarampo, caxumba e rubéola. Ela começa a ser administrada a partir dos 12 meses e vai até os 49 anos. Dos 12 meses aos 29 anos, são duas doses de administração. Dos 30 aos 49 anos, uma dose da imunização. A vacina tríplice viral apresenta alguns critérios: Não pode ser administrada em gestantes ou a quem tem alergia à proteína do ovo. Para quem tem alergia à proteína do leite, o município disponibiliza a vacina Bio-manguinhos da Fiocruz.