18 MAI 2018
Por que crianças e gestantes devem ser imunizadas contra a gripe?

Nas estações mais frias, as condições do clima intensificam as doenças do sistema respiratório e, com isso, a gripe assola, com mais força, as pessoas que compõem os grupos prioritários de imunização, como gestantes e crianças.

É nessa época do ano que o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, aplicando a dose da vacina contra o vírus da Influenza (gripe). Segundo o secretário municipal da saúde, Luis Augusto Carvalho, a imunização é disponibilizada para quem mais precisa. “De forma gratuita, os grupos prioritários podem tomar a vacina, anualmente. A dose da vacina faz-se necessária, todos os anos, pois ela não proporciona imunidade contra a gripe para toda vida”, explica o secretário.

Depois de 10 a 11 meses da imunização, o organismo do vacinado perde essa proteção contra o vírus, ao longo do tempo. Esse fator reforça a necessidade de aplicação de mais uma dose para recuperar essa defesa.

Vacina para Gestantes: proteção para os dois

Na gestação, as mulheres apresentam baixa imunidade, e essa condição a deixa mais propensa a adquirir gripe. De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Carla Domingues, a vacina é segura e tem efeito protetor enorme tanto para a mãe quanto para a criança. “Quando a mãe toma a vacina, ela passa anticorpos para o seu filho, ainda na barriga, e a criança vai nascer já com uma imunidade que nós chamamos de passiva, que vai da mãe para o filho”, explica a coordenadora.

Por isso é imprescindível que a gestante vá até a unidade de saúde do Município e tome a vacina contra a gripe.

Crianças: proteção nos primeiros anos

Depois que nascem, as crianças ainda precisam estar protegidas contra o vírus da gripe. Pois a doença pode agravar quadros clínicos de crianças que possuem outros fatores de risco causados por doenças respiratórias crônicas como asma, rinite, pneumonia e infecções das vias aéreas superiores.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, no Brasil, 13,2% das mortes de crianças de até cinco anos de idade ocorreram por essas complicações. Além disso, por ano, mais de um milhão delas morrem por pneumonia, em todo o mundo.

A nova rotina dos pequenos que começam na vida escolar é um dos fatores que contribuem para as transmissões do vírus da gripe. Em ambientes com muitas crianças, como creches, por exemplo, a aglomeração de crianças facilita a transmissão da doença. A melhor maneira de protegê-las contra a influenza e potenciais complicações graves é a vacinação anual. E para evitar as complicações da gripe, a imunização é recomendada às crianças que tem 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade de idade.

Confira os números, atualizados, da Campanha de Vacinação contra a gripe, em Viamão:

Crianças: de 15.097, 3.321 receberam a dose, 22%;

Gestantes: de 2.522, 764 receberam a dose, 30,29%;

Puérperas: de 415, 228 receberam a dose, 54,94%;

Indígenas: de 442, 459 receberam a dose, 103,85%;

Idosos: de 27.353, 16.066 receberam a dose, 58,74%

Professores: de 1.775, 706 receberam a dose, 60,09%;

Trabalhadores de Saúde: de 5.283, 2.597 receberam a dose, 49,16%;

TOTAL: de 52.287, 24.062 receberam a dose, 46,02% da população está imunizado.