18/05/2018
Programação Dia da Luta Antimanicomial é transferida para dia 24

Hoje, 18 de maio, é o Dia da Luta Antimanicomial, uma data celebrada nacionalmente por uma conquista que se deu na busca de uma nova forma de cuidado em saúde mental: Uma Sociedade sem Manicômios. Para o dia de hoje, a Coordenação Geral de Saúde Mental tinha uma programação cultural intensa a ser realizada no Calçadão Tapir Rocha, no Centro. Devido à chuva, a programação foi transferida para o dia 24 de maio, próxima quinta-feira, no mesmo local. Haverá brechó, exposição dos trabalhos confecionados pelos usuários e serigrafia com o logo do projeto o Cuidado que Queremos. Basta levar uma camiseta sem estampa para aplicação gratuita da serigrafia.

A maior conquista da Luta Antimanicomial foi a Consolidação da Reforma Psiquiátrica Brasileira através da Lei 10.216/2001. “Como resultado desta gradativa evolução, a Lei de Reforma Psiquiátrica reconhece pela primeira vez a pessoa com transtorno mental como cidadão, buscando regulamentar suas relações com outros portadores de transtornos mentais, profissionais de saúde, profissionais do direito, a sociedade e o Estado, uma vez que atribui a cada um o seu papel no tratamento”, explica a coordenadora de Saúde Mental, Vanessa Bettiol de Oliveira.

Com o intuito de desinstitucionalizar a pessoa com transtorno mental, a reforma criou projetos de serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), residências terapêuticas e leitos psiquiátricos em hospitais gerais. A lei também orienta que o tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio, oferecendo assistência integral à pessoa com transtornos mentais, por meio de uma equipe multidisciplinar. “Conseguimos um avanço significativo no tratamento, mas seguiremos lutando pelos nossos espaços e por um cuidado digno e respeitável”, encerra Vanessa.

Confira a programação do dia 24/05:

13h30 – Abertura do evento pelo coletivo “O Cuidado que Queremos”

14h – Sarau Cultural - apresentação CAPS AD

14h30 – Lançamento da Rádio Cabeça, com programas mensais