26/04/2018
Yasmin está sendo acompanhada pela enfermeira Denise

Desde que soube que estava grávida, Raquel Machado, 38 anos, realiza periodicamente a consulta médica na UBS Cecília. Até agora, com 29 semanas, já realizou seis consultas. Yasmin, a menininha que está sendo gerada em seu ventre, era uma sementinha. Hoje, cresce e ganha peso a cada consulta. O acompanhamento é feito com a verificação da pressão arterial, pesagem, idade gestacional, altura da barriga, batidas cardíacas, bem como a verificação e atualização do calendário vacinal, preventivo do câncer do colo de útero, coleta de exames de rotina e esclarecimentos de dúvidas.

“Me sinto segura agora. Quando comecei o pré-natal, estava muito nervosa. Passava o dia com náuseas e vômitos. Emagreci três quilos nos três primeiros meses. Hoje, com a acolhida da enfermeira Denise, consigo sanar todas as minhas dúvidas e me sinto feliz por fazer parte do programa Pra Nascer Viamão”, completa Raquel.

A enfermeira Denise Pinheiro atende na UBS Cecília há três anos. Para ela é uma grata satisfação acompanhar a gestante e, depois, o bebê até os seus dois anos, completando o ciclo de cuidados integral. “Quando o teste de gravidez é positivo, inicia-se o pré-natal. A gestante recebe uma carteira, sendo referenciada à unidade de saúde e ao Hospital de Cardiologia Viamão. Até as 32 semanas, as consultas são mensais. Após as 32 semanas, a consulta é quinzenal. E, quando a gestante entra na sua 36ª semana, os encontros são semanais”, explica Denise.

Todas as unidades do município estão preparadas para fazer acolhimento, teste rápido de gravidez e acompanhamento de pré-natal. O ideal é que a gestante procure o serviço já no início da gravidez para que possa ter, pelo menos, seis consultas de pré- natal e encaminhamento para os exames necessários. Cabe salientar que durante todo o pré-natal e o trabalho de parto a gestante tem o direito de ter um acompanhante. “É um momento muito especial na vida de uma mulher e a presença de uma pessoa de confiança ao lado da gestante a deixará mais segura na hora do parto. Queremos que tudo transcorra da melhor forma”, encerra a coordenadora do programa Saúde da Mulher, enfermeira Lorraine Farias.