17 ABR 2018
Fique ligado! O Galera Curtição está de volta!

Foi dada a partida para o projeto que vai movimentar as escolas de Viamão, em 2018. O Projeto Galera Curtição foi iniciado nessa terça-feira, dia 17, no Auditório da Paróquia Santa Isabel. O evento serviu para deixar os professores do Município inteirados sobre os detalhes dos temas mais delicados para o público jovem.

A iniciativa da Secretaria de Municipal de Educação (SME) e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai utilizar atividades lúdicas e educativas sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e HIV/AIDS, uso abusivo de álcool e outras drogas. Sem deixar de debater as questões de gênero, diversidade sexual, sexualidade, bullying e preconceitos relacionados a raças, cor e etnias.

Segundo o secretário municipal de Educação, Carlos Bennech, é imprescindível que falemos de todas essas questões da relação humana. “O respeito é fundamental e tem de ser fomentado entre os jovens. Só com a interação entre os órgãos públicos e privados, comunidade escolar e familiares é que conseguiremos transformar a vida dos nossos alunos”, ressalta Bennech.

É mais um ano de parceria entre Educação e Saúde do Município para o Projeto Galera Curtição, em Viamão. O secretário municipal da Saúde, Luis Augusto Carvalho, pensa que o objetivo é único. “Temos de manter e aperfeiçoar a cada ano essa iniciativa de parceria. Só assim chegaremos a melhores resultados em relação a promoção à saúde e à prevenção de doenças junto aos nossos jovens, proporcionando um futuro com mais qualidade de vida a eles”, explica Carvalho.

Como começou o projeto?

O Projeto Galera Curtição foi criado pela Prefeitura de Viamão, em 2007, com base no Programa Saúde na Escola do Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação. O programa tem o objetivo de oferecer atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público, em níveis estaduais e municipais.

Foi dada a largada

É o momento em que todas as atenções estão voltadas para um movimento de construção de conhecimentos nas escolas municipais e estaduais sob a forma de projeto cultural e educativo. Cabe a todas as escolas do Município se inscreverem para participarem do Projeto e executarem todas as tarefas do Galera Curtição, ao longo do ano.

As instituições com percentual mínimo de 75% de participação nos desafios participarão um programa de auditório com atividades educativas, valendo pontos. As três escolas mais bem ranqueadas no projeto Galera Curtição receberão premiação de acordo com sua colocação. A grande campeã, entre outros prêmios, receberá R$ 4 mil reais, para serem investidos na escola.

As inscrições no Galera Curtição serão realizadas no site www.galeracurticao.com.br, de 10 a 30 de abril de 2018. Não deixe sua escola ficar fora dessa.