17 ABR 2018
Cultura comemorará Dia do Índio, Semana Missioneira e Dia do Tropeirismo

O Centro Municipal da Cultura e Esporte sediará a comemoração cultural alusiva ao Dia do Índio (19/04), Semana Missioneira (19 a 24/04) e Dia do Tropeirismo (20/04). O evento acontecerá dia 19, das 14h30 às 16h30, na rua dos Açores, 951, Tarumã.

Na oportunidade, terá a participação da tribo indígena Mbyá-Guarani (Cantagalo), apresentação do coral indígena, palestra do cacique Jaime Vherá Guyrá, artesanato indígena, palestra de Emiliano Limberger (Centro Cultural Vila Sampaio) “A influência missioneira na história de Viamão”, plantio de sete árvores de erva-mate no entorno do Centro Municipal de Cultura, representando os Sete Povos das Missões, apresentação do cantor missioneiro Adelar Saraiva, declamação de poesia com Tainá Baldez, apresentação de vídeo temático “Viamão, Rota dos Tropeiros”, palestra do professor Francisco Bitencourt “Os tropeiros de Viamão”, apresentação de invernada gaúcha da UTV, homenagem ao ex-tropeiro e morador de Viamão – Narciso, com transmissão ao vivo pela rádio Santa Isabel.

De acordo com o secretário de Cultura, Luciano Alves, o evento tem o intuito de homenagear as pessoas que fazem a história de Viamão e do Rio Grande do Sul, “além de mostrar a cultura e o trabalho dos índios, dos tropeiros e dos missioneiros.”