09 ABR 2018
A Condição Básica é o tema da formação continuada deste semestre

Foi no último sábado, dia 7, que aconteceu o primeiro encontro do Curso de Formação Continuada em Artes, do Programa Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB), realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O encontro aconteceu na Sala dos Pomares, antecedendo o lançamento oficial da exposição, e reuniu cerca de 30 professores da rede, interessados em conhecer mais sobre o universo das Artes Visuais.

Durante o curso, são proporcionados encontros paralelos com artistas, teóricos, curadores e arte-educadores, qualificando e estimulando o debate em torno da produção artística contemporânea e das questões por ela suscitadas. O tema deste semestre, “A Condição Básica”, reúne trabalhos de mais de 30 artistas, entre brasileiros e estrangeiros, pertencentes ao acervo artístico da FVCB.

A artista visual, arte-educadora e coordenadora do Programa Educativo da FVCB, Margarita Kremer, fala que este é o 15º semestre de formação continuada. “Trabalhar com arte é um verdadeiro desafio. É mostrar que tudo pode ser transformado em arte ou feito releituras.”

Para a coordenadora pedagógica da EMEI Stella Virgínia Konrad, Salete Martins Silva, há 17 anos na rede, as formações são uma nova forma de trabalhar a liberdade de expressão em sala de aula. “É muito boa essa interação dos professores com os artistas, repassando isso para os alunos. É muito inspiradora e nos mostra uma nova forma de trabalhar, de experimentar com o cotidiano e com os materiais que temos disponíveis. Isso faz com que a arte não fique distante”, explica Salete, que neste semestre completa 10 formações continuadas em artes. O resultado disso, a coordenadora aposta em estudantes mais críticos e expressivos.

A professora Neusa Janete Rocha, da EMEF Amador Nunes da Rocha (Espigão), participou de todas as formações, desde o 1º encontro. “É um grande aprendizado. Sempre aprendemos algo novo, mas o mais gratificante é proporcionar essa visita, essa interação aos nossos alunos. Eles adoram vir aqui por ser um ambiente onde a área externa é bastante familiar a eles. Mas quando entram na sala de exposição, tudo é diferente, é como se eles deparassem com um novo mundo”, expressa.

Mostra

A mostra conta também com obras dos artistas Elida Tessler e Guilherme Dable, especialmente convidados para a exposição. Fotografias, vídeos, serigrafias, livros de artista, obras gráficas e objetos, além de pinturas, esculturas e colagens integram a nova mostra com organização da Fundação Vera Chaves Barcellos que problematiza a questão da apropriação no universo das artes visuais na contemporaneidade.

Reunindo um diverso conjunto de trabalhos formados a partir de diferentes elementos, alguns alheios ao campo das artes visuais, a exposição apresenta a apropriação como procedimento criativo, reconhecendo o hibridismo e a contaminação como fundamentos integrantes da arte e da cultura.

Artistas Participantes

Alejandra Andrade | Alfredo Nicolaiewsky | Ana Miguel | Anna Bella Geiger | Antonio Caro | Carlos Asp | Claudio Goulart | Elida Tessler | Enric Maurí | Fernando Alday | Guilherme Dable | Guglielmo Achille Cavellini | Helena D’Avila | Hudinilson Jr | João Castilho | Julio Plaza | Klaus Gröh | Lenir de Miranda | León Ferrari | Lia Menna Barreto | Lluís Capçada | Lurdi Blauth | Marlies Ritter | Nino Cais | Noemí Escandell | Patricio Farías | Sandro Ka | Telmo Lanes | Walda Marques | Vera Chaves Barcellos | Vilma Sonaglio.