06 ABR 2018
Equipe de governo leva Cidade Limpa às escolas

As crianças e os jovens de hoje serão o futuro da cidade amanhã. Pensando assim, a equipe de governo da Prefeitura de Viamão está visitando todas as escolas da rede municipal de ensino para convidar os alunos a engajarem-se na campanha Cidade Limpa. O Cidade Limpa visa uma Viamão mais limpa, livre de doenças ocasionadas pelo descarte irregular e acúmulo de lixo. Além disso, incentiva a separação correta e a reciclagem como alternativa para a geração de emprego e renda no município.

Cada estudante recebeu uma cartilha e foi convidado a ser um protagonista na sua rua e denunciar quando ver alguém contribuindo para focos de lixo. “Temos a coleta domiciliar regularmente, contamos com mais de 200 pontos de descarte de lixo seco em prédios públicos, escolas e unidades de saúde. Hoje limpamos, mas amanhã o lixo volta para as ruas. Precisamos da colaboração de todos para que nossa cidade permaneça limpa”, explica o vice-prefeito e secretário de Obras e Serviços Públicos, Valdir Elias, o Russinho, na visita que fez à EMEF Evaldo Maia dos Santos, no dia 5 de abril.

“Uma cidade limpa é responsabilidade de todos. Uma cidade limpa é uma cidade saudável, livre de doenças causadas por insetos e animais que procuram estas áreas para procriarem. No lugar onde existem focos de lixo, a Prefeitura está intervindo, retirando o lixo e fazendo o plantio de mudas de árvores nativas e placas de conscientização”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Gilberto Fraga, em visita à EMEF Acrísio Prates (São Brás), na última quarta-feira, dia 4.

Nesta semana, também visitaram as escolas os secretários: de Esporte e Lazer, Miro Braga (EMEF Jardim Viamar e EMEF Dom Diogo de Souza, no Valença); de Cultura, Luciano Alves (EMEF São Tomé e EMEF Brasília, na Planalto); de Agricultura e Abastecimento, Carlos Remi Pacheco – Canelinha (EMEF Cristiano Vieira da Silva, na Boa Vista); de Planejamento, Urbanismo e Habitação, Karine Moura (EMEF Presidente João Goulart, na Paraíso); de Transportes e Manutenção da Frota, Marcelo Bittencourt – Bororó (EMEF Dr. Glênio Perez, na São Lucas, e EMEF Frederico Dihl, no Krahe); e o diretor-geral de Meio Ambiente, Vladimir Bandeira (EMEF Frei Pacífico, em Itapuã).

Saiba mais sobre a campanha Cidade Limpa:

A Lei Municipal de Limpeza Urbana em Viamão (Lei 4.384/2015), foi criada para determinar o grau de responsabilidade do cidadão pelo destino correto do lixo gerado, além de ampliar a atuação da fiscalização ambiental, que agora pode multar os infratores que descartam lixo e entulhos em áreas públicas ou terrenos baldios. Cuidar do lixo é responsabilidade de todos e, agora, também é lei. Todos juntos para termos uma cidade limpa.