26 MAR 2018
Cidade Limpa na Escola Nossa Senhora da Conceição

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição promoveu um mutirão de limpeza nos seus arredores, nesse sábado, dia 24. O projeto da escola, “Revitalizando o Entorno da Escola”, incorporado ao Cidade Limpa, mobilizou os alunos, pais e professores a colocarem a mão na massa, coordenados pela diretora da instituição, Antônia Kipper Cândido.

Munidos com de luvas de borracha e sacos de lixo, os garotos se deslocaram até alguns pontos de acúmulo de lixo, na Av. Pedro Américo, no bairro Jardim Lisboa. Chegando ao primeiro ponto de lixo, as crianças se depararam com móveis velhos e quebrados, sacos com lixo jogados pelo chão e com focos de insetos.

Mas nada disso foi empecilho para o trabalho de limpeza começar. A gurizada iniciou sua tarefa por objetos pequenos como latas e materiais plásticos, e conforme perceberam que a paisagem se tornava mais aceitável de se olhar, os meninos se empolgaram. Os entulhos de lixo apresentavam muitas latas com água, que estavam servindo de criadouros para mosquitos e, consequentemente, para a propagação do vírus da Dengue, Chikungunya, Zika Virus e Febre Amarela. Além dos criadouros de mosquito, as crianças acabaram com os entulhos maiores e, com o auxílio dos professores, retiraram cadeiras, pedaços de roupeiros e placas de metal que estavam ao longo da rua.

Segundo Antônia Kippel, diretora da escola, é difícil acabar com todo lixo que é jogado na av. Pedro Américo. “Através desse trabalho que as crianças estão desempenhando, aqui na rua, nós queremos conscientizar todas as pessoas do bairro. Vai ser difícil, mas temos a ciência de que em pouco tempo os moradores assimilarão essa cultura de preservação do nosso ambiente, tanto o domiciliar, quanto o da comunidade”, explica a diretora.

Além disso, alguns moradores relatam que pessoas de fora do bairro se deslocam até a av. Pedro Américo para jogar lixo no local.

Se você sabe de algum local que está servindo de depósito de lixo irregular, clique aqui, baixe o app Cidade MOB e denuncie.

E se quer saber mais sobre o Cidade Limpa, baixe o conteúdo do projeto, aqui.