20 MAR 2018
“A resposta está na natureza” é o tema do Dia Mundial da Água de 2018

Comemorado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água, neste ano, tem como tema o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas de gestão dos recursos hídricos – “A resposta está na natureza”. Viamão fará uma mobilização, através do Lions Clube e Rotary Clube, em parceria com a Corsan e Prefeitura.  Serão abordadas estratégias de preservação e restauração ambiental para proteção do ciclo da água e melhorar a qualidade de vida da população.

Durante o dia, no Calçadão Tapir Rocha, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) estará distribuindo folder e orientando quanto ao uso racional da água e a importância de cada residência ter fossa, filtro e sumidouro para a drenagem do esgotamento sanitário. A equipe técnica da SMMA também fará a distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas. A cerimônia de abertura está prevista para acontecer às 9 horas.

Viamão possui 105 quilômetros de orla de água doce, mas a água para consumo ainda provém do rio Gravataí e arroio das Garças. Com o contrato com a Corsan, está previsto a construção de um novo sistema para abastecimento do município, no Lami, em Porto Alegre, com uma estação de tratamento de Viamão. O município também possui algumas fontes naturais. A da Bica, localizada na Santa Isabel, até hoje serve de abastecimento de água potável para consumo.