09 MAR 2018
Mulheres mais fortes para as suas escolhas

A Semana alusiva ao Dia Internacional da Mulher encerrou com a palestra de apresentação dos serviços oferecidos no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRM). O encontro foi realizado na EMEF Pedro Vicente e levou tanto informações sobre o que é violência, como também o que fazer quando presenciar ou sofrer violência. “Os índices apontam que a violência contra as mulheres no Brasil vêm crescendo consideravelmente nos últimos anos. Em Viamão, conseguimos formar uma rede de apoio e atendimento para essas mulheres, nos tornando referência no Estado por causa disso. Aqui, o município ocupa o segundo lugar no Estado em registros de violência doméstica”, explica a coordenadora da Mulher, Bruna Garcia.

“Existe o lado negativo para isso, que é a violência em si, mas também existe o lado positivo, fruto de um trabalho em conjunto, com palestras em escolas e associações de bairro sensibilizando as mulheres para procurarem ajuda e denunciarem. Então, com isso, Viamão vem aumentando o número de denúncias, por conseguinte de registro de casos de violência”, explica a delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Jeiselaure Rocha de Souza. Deam e CRM caminham juntas. A primeira recebe a denúncia para registro da ocorrência e, a segunda, acolhe e auxilia as mulheres vítimas de qualquer tipo de violência, tanto física como psicológica.

Mas, o que é acolher? Acolher é ouvir o relato de sofrimento pelo qual a mulher está passando e fazer os encaminhamentos para a Rede Especializada de Proteção, conforme a necessidade dela. Ou seja, encaminhar para um acompanhamento psicológico, para exame no Departamento Médico Legal (em caso de abuso sexual), para exames de profilaxia, para abrigamento (em casos de risco eminente de morte), para qualificação profissional (emancipação profissional), numa perspectiva de empoderamento e inclusão social. O acolhimento é feito por duas profissionais: uma assistente social e uma psicóloga.

A Rede Especializada de Proteção à Mulher é composta pela Deam, Ministério Público, Fórum, DML, Patrulha Maria da Penha, Defensoria Pública e Casa Abrigo, respeitando a necessidade específica de cada usuária. Bruna lembra que no Estado existem apenas 22 CRMs e que um deles é em Viamão. “Trabalhamos incansavelmente em prol das mulheres que sofrem violência para que recebam o tratamento que merecem, com respeito e dignidade. Por trabalharmos em rede, com resolutividade, somos referência no Rio Grande do Sul em Políticas Públicas para as Mulheres.”

Para que haja o rompimento do ciclo de violência, o CRM realiza parcerias para qualificação profissional e emancipação financeira. Uma delas é com o Instituto Federal (Ifrs), para a realização do projeto Mulheres Mil. No ano passado, o projeto formou 40 mulheres que, além da profissionalização, tiveram a chance de adquirir e trocar conhecimentos sobre seus direitos, que é uma das atribuições do curso.

Saiba mais:

– No Brasil, a cada 7,2 segundos, uma mulher é vítima de violência física, segundo dados do Relógio da Violência, do Instituto Maria da Penha. Essa triste estatística mostra a importância do engajamento de toda a população no combate à violência contra a mulher;

– O CRM e a Coordenadoria Municipal da Mulher estão localizados a menos de uma quadra de distância da Deam, na rua Mário Antunes da Veiga, 135, Centro. Telefone: 3446.6301. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas;

– A Deam está localizada no Largo Antônio Curtis Giordani, 7, Centro. Telefone: 3435.9315. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas.