22 NOV 2017
EDUCAÇÃO
Segundo dia de Feira Literária traz contação de histórias, música, bate-papo, dança, sarau e espetáculos teatrais

O segundo dia da 13ª Feira Literária de Viamão, que homenageia o médico, escritor e colunista Moacyr Scliar, pela passagem dos seus 80 anos, traz contação de histórias, música, bate-papo, dança, sarau e espetáculos teatrais.

A patronesse é a professora da língua portuguesa, educadora e empresária, Sônia Göelzer, que desde 1992 realiza um trabalho pedagógico na fazenda de sua família – a Quinta da Estância.

A Feira Literária acontece até o dia 25 de novembro junto à Praça Cônego Bernardo Machado, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. São quatro dias de programação intensa, da manhã à noite.

Programação dia 23 de novembro:

8h30 – Bate-papo com a escritora Jane Tutikian

Jane Tutikian

Jane Tutikian é uma escritora brasileira, autora de contos, ensaio, novelas e literatura infantojuvenil. Atual vice-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é pós-doutora em Literatura, professora Titular e Diretora, há oito anos, do Instituto de Letras. Em 2011, a Jane foi escolhida patrona da Feira do Livro de Porto Alegre.

9 horas – Contação de histórias com a professora Evanícia Boff (no Espaço Moacyr Scliar)

9h30 – Espetáculo teatral “A Arca de Noé” (direção de Zé Adão Barbosa)

A Arca de Noé

Inspirado na obra de Vinícius de Moraes, o diretor cria uma nova concepção para a obra, transformando quatro cantadores medievais em uma trupe circense, utilizando figurinos extravagantes e um cenário com projeções em 3D. Os artistas interagem com o público infantil, e contam e cantam o que aconteceu com os bichos depois que as águas do grande dilúvio baixaram e a arca de Noé desceu à Terra.

10h15 – Contação de histórias com a professora Evanícia Boff (no Espaço Moacyr Scliar)

10h30 – Sessão de autógrafos com a escritora Jane Tutikian

12 horas – Música com André Felipe

13h30 – Bate-papo com o escritor André Neves

André Neves

Nascido em Recife (PE), lá começou sua caminhada no universo da Literatura Infantil, tendo se mudado mais tarde para Porto Alegre, onde vive até hoje. André é formado em Relações Públicas e em Artes Plásticas, é arte-educador e promove oficinas e palestras sobre Literatura Infantil e Juvenil. Autor e ilustrador extremamente diferenciado, em cada uma de suas obras temos temáticas e sentimentos abordados de forma aprofundada, original e bastante pessoal, sendo que André já conquistou inúmeros prêmios ao longo da carreira, como por exemplo: Prêmio Luiz Jardim (melhor livro de imagem) no ano de 2001; Prêmio Jabuti de melhor Livro Infantil pela obra ‘Obax’ em 2011; Prêmio Açorianos de melhor ilustração; recebeu da Revista Crescer o Troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil; Prêmio Jabuti na categoria Ilustração de Livro Infantil e Juvenil em 2013 pela obra ‘Tom’; sem contar o fato de algumas de suas obras terem recebido o selo Altamente Recomendável, concedido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. O trabalho de André é reconhecido também na Europa, tendo até mesmo uma ilustração sua como capa da revista italiana Andersen, dedicada à literatura para jovens. Certamente o autor/ilustrador é um dos nomes importantes a fazer com que o gênero literário tenha conquistado e alçado patamares cada vez mais altos, conquistando inúmeros leitores e amantes da Literatura Infantil.

14 horas – Contação de histórias com a professora Evanícia Boff (no Espaço Moacyr Scliar)

15 horas – Espetáculo teatral “A Arca de Noé” (direção de Zé Adão Barbosa)

15h45 – Contação de histórias com a professora Evanícia Boff (no Espaço Moacyr Scliar)

16 horas – Sessão de autógrafos com o escritor André Neves

16 horas – Aula aberta de dança com o Conjunto Folclórico Arte Nativa

17h30 – Música com Bores Vibe

Bores Vibe

Músico viamonense com 15 anos de estrada. Passou por pop rock, samba rock e banda de baile. Hoje, apresenta uma mistura de estilos musicais trazendo em seu trabalho a diversidade da música brasileira e suas etnias. Seu novo trabalho traz o título para selar esta mistura.

18 horas – Sessão de autógrafos com escritores locais (Espaço do Autor)

19h30 – Espetáculo teatral de rua “Trovadores do Natal” (Grupo de Pernas pro Ar)

Trovadores de Natal

Sob a ótica do encanto, com a música e com a poesia encenada, o grupo age de maneira a despertar a alegria e sensibilizar as pessoas. Dentro das ações performáticas, há três galantes cantores e instrumentistas (violão, acordeom e percussão). Eles contam histórias e interagem com o público, trocando sentimentos de pura beleza, utilizando técnicas circenses. Espetáculo que presenteia com graça e tem a magia e o encanto do Natal.

20h10 – Sarau “Descascando Manoel de Barros”, com Simone Castiel e Claudio Levitan (Espaço Moacyr WScliar)

21 horas – Espetáculo teatral Ícaro, com Luciano Mallmann

Ícaro

Em cena, um artista desdobra-se em seis histórias com um único ponto convergente: depoimentos ficcionais de pessoas cadeirantes. Em sua estreia como dramaturgo, Luciano Mallmann, ator e bailarino, traz à luz uma reflexão acerca da fragilidade humana a qual todos estão expostos. Inspirado em suas próprias experiências e de pessoas que conheceu após sofrer lesão medular, em 2004, o monólogo mistura realidade e ficção, numa espécie de mosaico sobre a diversidade humana, partindo de temáticas universais, como relacionamentos interpessoais, abandono, maternidade e preconceito. Com direção de Liane Venturella, a montagem é marcada pela valorização do trabalho de ator, que dialoga diretamente com a plateia.