20 NOV 2017
Nota técnica - Meningite

A Secretaria Municipal de Saúde comunica a ocorrência de um caso de meningite em Viamão. A Equipe de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância em Saúde – DVS, salienta que todas as medidas preventivas e de bloqueio foram implementadas a partir dos protocolos vigentes e das orientações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde – CEVS/SES-RS.

Em função do ocorrido, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a investigação epidemiológica para identificar as pessoas que tiveram contato direto com o enfermo, para posterior realização do bloqueio. A equipe esteve na escola em que o paciente frequentava, avaliando os possíveis contatos de risco para, a partir disso, determinar a avaliação da condição vacinal de todos os alunos para posterior atualização das vacinas conforme calendário vacinal.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que NÃO HÁ SURTO DA DOENÇA e nenhum outro caso suspeito está em monitoramento. Para considerar-se um surto, há determinados fatores e condicionantes que devem se aplicar ao território no qual os casos foram notificados, o que não se verifica até o presente momento. Importante frisar que a doença transmite-se de pessoa a pessoa por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. A partir disto, medidas de cuidado e prevenção devem ser adotadas como:

• Identificação precoce de possíveis doentes;
  • Higienização adequada e frequente das mãos;
  • Proteção da boca e nariz ao tossir e/ou espirrar (etiqueta respiratória);
  • Manutenção de ambientes arejados e limpos;
  • Monitorar o calendário vacinal de crianças e adolescentes, e mantê-lo em dia;

Diante de febre, rigidez de nuca, fraqueza, dor de cabeça, vômitos, falta de apetite e irritabilidade (gemência), procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência.