17 NOV 2017
Escolas de Viamão recebem prêmio Escola Cidadã da Turminha da Reciclagem

Neste ano, três escolas municipais de Viamão participaram do prêmio “Escola Cidadã da Turminha da Reciclagem”, realizado pela Fundação Aury Luiz Bodanese e Aurora Alimentos.  O projeto “A Turminha da Reciclagem” existe desde o ano de 1999 e já atingiu mais de cem mil crianças em todo o Brasil. A solenidade aconteceu na última quinta-feira, dia 16, no Parque de Eventos Assis Brasil, em Esteio.

O "Escola Cidadã" valoriza os projetos socioambientais desenvolvidos por instituições de ensino visitadas pelo programa “A Turminha da Reciclagem”, em 2016, e é direcionado aos alunos da pré-escola até ao ensino fundamental. O objetivo principal é repensar atitudes e diminuir as resistências. Visa estimular o investimento na sensibilização ambiental, fazendo com que os alunos e a comunidade escolar sejam parceiros nas tarefas desenvolvidas no dia a dia.

O projeto “Ensinando a Cuidar da Vida”, da EMEI Stella Virgínia Konrad, na Elza, foi a vencedora do prêmio “Escola Cidadã”. A diretora da escola, Daniela Santana, ressalta que no projeto foi colocado em prática os cuidados que as pessoas devem ter com o meio ambiente. “Tivemos a parceria dos alunos, pais e professores e realizamos atividades lúdicas para que as crianças pudessem compreender o descarte correto dos materiais recicláveis, bem como saúde e alimentação. Realizamos saídas de estudos, campanhas educacionais, arrecadação de materiais recicláveis, manejo de flores, horta escolar e composteira”, explica Daniela

A coordenadora pedagógica da EMEI Stella Virgínia Konrad, Salete Silva, ressalta que quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. “Por isso a educação para uma vida sustentável deve começar já na educação infantil, envolvendo toda a sociedade nesse compromisso”, finaliza.

O 2º lugar também ficou com Viamão, com a EMEF Quatorze de Setembro, de Itapuã. Para a diretora da escola, Aline Fraga, a alegria define o momento no qual  o projeto da escola é reconhecido como o segundo melhor do Estado. “Esse troféu é de cada professor que abraçou a ideia, de cada aluno que evitou gastos, juntou latas, tampinhas, lacres, pets, separou o lixo e decidiu que quer o melhor para nosso planeta! Esse troféu também é dos nossos pais que ajudam ensinando seus filhos de que o lixo é de quem produz e não do ambiente. Esse prêmio também é da Secretaria Municipal de Educação, que nos apóia neste Projeto, que já não é mais meu e nem da professora Renata Quevedo. Agora esse projeto é de todos” exalta Aline.

Durante o ano, a Escola realizou diversas atividades, como teatro, cartazes, campanhas, composteiras a partir de materiais reciclados, entre outros, tudo para diminuir a quantidade de lixo final destinado ao aterro sanitário. Todos os materiais que podiam ser reciclados ou reutilizados, foram arrecadados para ser doados a cooperativas ou vendidos. A ideia veio ao encontro da necessidade da turma do 9º ano. Os formandos precisavam de dinheiro para a formatura e levamos a ideia para os alunos fazerem uma campanha para coletar garrafa pet e latinhas de alumínio. Já, o lixo orgânico recebeu como destino a compostagem.

A EMEF Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco foi a terceira escola que concorreu ao prêmio Escola Cidadã.