17 NOV 2017
I Mostra de Robótica Educacional reúne 15 escolas municipais

A Secretaria Municipal da Educação (SME) promoveu nesta sexta-feira, dia 17, a I Mostra de Robótica Educacional de Viamão. O evento foi realizado na EMEF Dom Diogo de Souza, no Valença, das 8 às 16 horas. Para o secretário de Educação, Carlos Bennech, o principal objetivo é “difundir aos alunos, professores e comunidade em geral informações sobre o que é a robótica educacional e quais os trabalhos que vem sendo realizado em nosso município nesta área. Desta forma, entendemos que promover a I Mostra, é uma maneira de valorizar e fomentar o trabalho desenvolvido nas escolas.”

São 15 escolas participantes, envolvendo 47 alunos expositores e 27 alunos competidores, além de cerca de 1.250 estudantes visitadores. Em 2016, a SME adquiriu 51 kits de robótica e promoveu a formação de professores para a implantação de oficinas de robótica nas 10 escolas que receberam o material. No início deste ano, a SME firmou parceria com a 28º CRE e oportunizou que 43 professores, de 29 escolas da rede, participassem dos cursos da ROBOED.

A assessora de Tecnologias Educacionais, Gabriella Paim, explica que, durante a mostra, cada escola que trabalha a robótica, através dos kits ou a partir dos conhecimentos adquiridos nos cursos da ROBOED, trouxe um grupo de alunos para apresentar uma experiência exitosa. “No período da manhã tivemos uma competição de robôs na modalidade Sumô, na qual a EMEF Residencial Figueira foi a campeã. Na modalidade de pista, realizada à tarde, a EMEF Dom Diogo de Souza consagrou-se campeã. As equipes vencedoras ganharam medalhas e troféu. Todos os competidores receberam medalhas. A equipe que foi mais colaborativa com as demais também recebeu premio. Enquanto as equipes competiam na quadra coberta da escola, outras escolas expuseram seus trabalhos nas salas. Tivemos também oficinas de Lego (EMEF Zeferino) e Games (EMEF São Jorge)”, explica Gabriella.

O prefeito, André Pacheco, destacou que a educação é a base forte para a sociedade. “Queremos avançar e propiciar uma capacitação para as nossas crianças, com mais qualidade de vida para todos. Isso é fazer a diferença na vida das pessoas. Os estudantes de hoje, serão a geração futura de Viamão. Investir na educação, é investir no futuro da cidade. A robótica educacional é uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática. Além disso, valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões”, encerra.

Classificação:

Sumô – EMEF Residencial Figueira

Pista – EMEF Dom Diogo de Souza

Equipe mais colaborativa – EMEF São Jorge – Escola Inovadora Aurora

Escolas Participantes:

EMEF Luciana de Abreu, EMEF Monteiro Lobato, EMEF Nossa Senhora da Conceição, EMEF Residencial Figueira, EMEF Santa Isabel, EMEF Sargento Manoel Raymundo Soares, EMEF Doutor Glênio Perez, EMEF Presidente Getúlio Vargas, EMEF Guerreiro Lima, EMEF Pedro Vicente, EMEF São Jorge, EMEF Apolinário Alves dos Santos, EMEF Zeferino Lopes de Castro, EMEF Jerônimo Porto e EMEF Dom Diogo de Souza.