19/10/2017
SEI Planejar reúne empreendedoras iniciantes no MEI

Desde janeiro, o Sebrae está ministrando mensalmente uma oficina do curso SEI, que é oferecido em conjunto com a Prefeitura de Viamão, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo (SMDEICT). De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, Maurício Carravetta, o município está sendo preparando para receber empreendimentos e fomentar o pequeno empreendedor. “Queremos que os MEIs  melhorem os seus negócios, bem como o atendimento ao cliente”, expressa.

Nesta quarta-feira, dia 18, foi a vez da técnica do Sebrae, Kamille Schmidt These, falar sobre planejamento. A oficina SEI Planejar foi ministrada para nove empreendedoras que estão começando suas atividades. “A partir do momento em que o empreendedor decide ter CNPJ ele tem que começar a se planejar para que o seu negócio prospere e se firme no mercado”, explica.

Kamille passou alguns conceitos básicos e as estimulou a fazer uma atividade prática pensando no todo, exercitando a visão sistêmica. “Vamos criar um planejamento de uma empresa fictícia na qual todos tem que planejar os eixos pessoas, mercado, dinheiro/finanças e produção/serviço”, instiga.

Por fim, a consultora do Sebrae propôs uma atividade que vivenciasse o planejamento na prática, com compra de mercadoria para confecção de um produto, levando em conta todas as etapas e pessoas envolvidas no processo. “Planejar é um processo dinâmico e contínuo, que deve ser feito e refeito a todo momento. Planeje, faça, confira, cheque os resultados, efetue as alterações necessárias e aja. É um processo cíclico e dinâmico, assim como a própria atividade empreendedora desenvolvida é dinâmica e requer atenção constante”, finaliza.