11 OUT 2017
Centro da Juventude será inaugurado segunda-feira (16)

O Centro da Juventude, que faz parte do Programa de Oportunidades e Direitos da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, será inaugurado na próxima segunda-feira, dia 16, às 14 horas. O Centro da Juventude é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem como proposta ampliar a oferta de serviços socioeducacionais, formação profissional, esportes, promoção de valores e cultura de paz.

Na abertura, participarão jovens de outros centros da Juventude, com apresentação de música e dança, bem como apresentação do Projeto do Centro da Juventude. De acordo com a coordenadora do Eixo Socioafirmativo, Sandra Espíndola, a unidade de Viamão deverá atender até 300 jovens por semestre. As inscrições podem ser feitas nos Cras e Creas, e deverão ser atendidos jovens dos seguintes bairros: Santa Isabel, Cecília, Augusta, Gaúcha, Monte Alegre, Jari, Diamantina, Viamópolis, Lomba do Sabão, Jardim Universitário e Sepé Tiarajú.

“Serão oferecidos cursos profissionalizantes gratuitos, nos dois turnos, de gastronomia, beleza e estética, assistente administrativo e informática básica, além das oficinas de música, dança, esporte, reforço escolar e leitura, no turno inverso ao escolar”, explica Sandra.  O Centro da Juventude tem por objetivo desenvolver o protagonismo de jovens entre 15 e 24 anos e a sua formação como liderança, promovendo a convivência comunitária.  “O projeto do Centro da Juventude Será um espaço público onde haverá também ações para promover inclusão social e reduzir os índices de criminalidade”, finaliza a assistente social.

Para o prefeito, André Pacheco, o Centro da Juventude proporcionará a inclusão social e produtiva, reduzindo a exposição dos jovens a circunstâncias e comportamentos de risco, promovendo a cultura da paz. “Estamos muito felizes com esta iniciativa, que vem ao encontro do trabalho que está sendo executado neste governo. Queremos a inclusão social e a geração de emprego e renda para que nossa população tenha mais qualidade de vida”, finaliza.

O Centro da Juventude de Viamão está situado junto à Escola Ana Jobim, na avenida Senador Salgado Filho, 2312, Cecília, na parada 36.