29 SET 2017
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sine de Viamão estréia participação no 4º Dia Nacional de Contratação das Pessoas com Deficiência

Hoje foi um dia emocionante para as pessoas que trabalham na busca de uma colocação no mercado de trabalho. Pela primeira vez, a agência FGTAS/SINE participa do Dia da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e Beneficiários Reabilitados do INSS.  Estavam presentes o vice-prefeito, Valdir Elias Russinho, assistentes sociais da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), representantes da Apae, Hospital de Cardiologia Viamão e Padaria e Confeitaria Bianchi.

De acordo com a coordenadora da Agência FGTAS/Sine Viamão, Célia Boeira da Silva, o evento é promovido nacionalmente pelo Ministério do Trabalho e tem por objetivo aproximar empregadores e trabalhadores. “A Agência FGTAS/Sine realiza diariamente a capacitação de vagas e a intermediação de mão de obra para Pessoas com Deficiência, mas no Dia D, esse público é atendido com exclusividade”, explica Célia.

A contratação de pessoas com deficiência está prevista na Lei de Cotas (8.123/91), implantada em 1999, pelo Decreto 3.298. A legislação estabelece a reserva de vagas de emprego, em empresas com 100 ou mais funcionários, para pessoas com deficiência ou que sofram acidente de trabalho. As cotas variam de 2% a 5%, conforme o número de colaboradores da companhia.

Para a assistente social Maria Eloá Ferreira, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho contribui para trazer dignidade a essas pessoas. “Ao incluí-las, não estamos apenas ofertando um salário, mas também a oportunidade de se reabilitar socialmente e psicologicamente. O exercício profissional traz consigo a interação com outras pessoas, o sentimento de cidadão produtivo, a possibilidade de fazer amigos, de encontrar um amor, de pertencer a um grupo social. Até o status adquirido junto à própria família muda para melhor, sem contar que a presença de pessoas com deficiência no mercado de trabalho contribui para humanizar mais a empresa e enriquecer o ambiente corporativo com visões e experiências diversas”, explica Eloá.

Hoje, a agência FGTAS/Sine Viamão possui 13 vagas abertas destinadas a pessoas com deficiência para trabalhar no Instituto de Cardiologia Hospital de Viamão, Empresa de Transporte Coletivo Viamão e Supermercado Lisboa. O vice-prefeito assegura que vai intermediar uma reunião entre as secretarias de Cidadania e Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, CDL e Acivi para que se criem estratégias a fim de sensibilizar o empresariado a contratar pessoas com deficiência. “Viamão quer contribuir e ser exemplo de inclusão no mercado de trabalho”, assegura Russinho.

Saiba mais:

– O beneficiário reabilitado é a pessoa incapacitada parcial ou totalmente para o exercício de sua atividade laboral que tenha cumprido Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O reabilitado final recebe um certificado que lhe garante esta condição.

– O Benefício da Prestação Continuada  (BPC) faz parte da Política de Assistência Social. É individual, não vitalício e intransferível. Garante a transferência mensal de um salário mínimo ao idoso, com 65 anos, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, que comprove a insuficiência de meios para prover a própria manutenção.

– Se a pessoa com deficiência, beneficiária do BPC ingressar no mercado de trabalho, terá seu benefício suspenso, não cancelado. Ao se desligar da empresa, o benefício pode ser reativado.