29 SET 2017
Sebrae ministra mais uma etapa do SEI aos microempreendedores de Viamão

Na quarta-feira, 27, ocorreu mais uma etapa do curso SEI, que é oferecido pelo Sebrae, em conjunto com a Prefeitura de Viamão, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo (SMDEICT). O curso foi ministrado pela técnica do Sebrae, Kamille Schmidt These, que auxiliou os comerciantes de Viamão a aprimorar e ampliar os negócios de suas empresas individuais, entendendo necessidades do mercado e os processos de venda e marketing. “Para vender bem é necessário entender o próprio potencial e também estar por dentro do mercado, da concorrência, dos fornecedores e, especialmente, do cliente. A capacidade de administrar e de planejar as vendas de uma empresa são atitudes diferenciais no sucesso do pequeno negócio”, destaca Kamille.

Com esse foco, o Sei Vender oferece informações para que o pequeno empreendedor compreenda as necessidades do mercado e saiba como ampliar as possibilidades de crescimento de sua empresa.

Recentemente em Viamão, um casal que vendia peças de vestuário na Avenida Liberdade, na Santa Isabel, teve sua mercadoria apreendida por tratar-se de produtos sem procedência comprovada. Uma vez apresentadas as notas fiscais, puderam reaver a mercadoria junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria,

Comércio e Turismo. A SMDEICT, responsável por estas ações no município, fez o encaminhamento do vendedor informal, no sentido de obter a regularização da atividade comercial, através do Departamento de Apoio ao Micro Empreendedor.

Após esses trâmites, os comerciantes obtiveram o MEI Gratuito e saíram da informalidade. Uma vez regularizado, o casal pode solicitar o Micro Crédito, que os habilita a investir na compra de mercadorias e participar do curso Sei Comprar, realizado em parceria o Sebrae.

O secretário de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, Maurício Carravetta, salienta a importância deste processo. “É importante retirar o cidadão do comércio informal permitindo que este se enquadre na legalidade e tenha a possibilidade de se qualificar através dos cursos voltados aos microempreendedores. Esperamos que, com estas orientações, o negócio possa evoluir para uma loja em breve”, encerra Carravetta.