04 SET 2017
Aã, a arte e suas interpretações íntimas

O que é a arte? O que a arte representa? Para entender como funciona o processo de criação e os seus significados mais íntimos é que existe o Curso de Formação Continuada em Artes, da Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB), que é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), e destinado aos professores da rede.

No último sábado, dia 2, aconteceu o lançamento o da exposição Aã, com obras do acervo e interlocução com trabalhos de artistas convidados e ocupação da área externa. A professora da educação infantil, Ciane Dutra, da EMEF Presidente Getúlio Vargas, que faz parte das escolas inovadoras Aurora, já participou de duas edições anteriormente e está matriculada nesta. Para ela é um alívio participar das formações pela Fundação. “Aqui estou aprendendo a usar a arte como uma metodologia de ensino. Recebemos o embasamento teórico, aprendemos os conceitos e nos inspira a termos idéias e novos olhares para o mesmo. Passar isso para as crianças é muito bom. A arte acomoda as suas emoções e expressa o íntimo delas.”

A professora das séries iniciais, Simone Gonçalves, da EMEF Frederico Dihl, fala que este é o seu segundo curso. Para ela, a FVCB agrega a teoria e a prática. “Não fica uma arte vaga. A metodologia é o que o professor busca e tudo acaba fazendo sentido. Cada intervenção é uma fundamentação, é um diálogo que se abre e recebe contribuições. Na vez passada eu levei um prato para sala de aula e cada aluno pode fazer uma alusão ao que o prato significava para ele e o que poderia fazer com o prato. Foi muito lindo, pois cada um pode expressar um sentimento diferente por um objeto tão comum”, finaliza Simone.

Um dos curadores da exposição, o artista Munir Klamt, recepcionou os professores. Antes que os educadores iniciassem a visitação, Klamt indagou a cada um o que a expressão “Aã”, nome da mostra, significava para si. Cada um expressou o seu significado, o seu entendimento. Para o curador, “Aã” é uma expressão que se refere ao equilíbrio de duas partes de uma fórmula. “Almeja a ideia de síntese ao mesmo tempo em que busca justapor a clareza e a indefinição.” A outra curadora é a artista Laura Cattani.

Formação Continuada

O curso é inteiramente gratuito e direcionado a educadores e interessados em conhecer mais sobre o universo das Artes Visuais. Durante a formação são promovidos encontros paralelos à exposição em cartaz com artistas, teóricos, curadores e arte educadores, qualificando e estimulando o debate em torno da produção artística contemporânea e das questões por ela suscitadas.

Exposição

A mostra articula obras do acervo da FVCB com elementos distintos, como peças trazidas de coleções particulares e museus, agentes do ecossistema que cerca a Fundação (cupins, pássaros), e alguns trabalhos desenvolvidos especialmente para a mostra.

Artistas Participantes

Angela Detanico e Rafael Lain | Angelo Venosa | Antônio Augusto Bueno | Bruno Borne | Cao Guimarães e Rivane Neuenschwander | Carlito Carvalhosa | Carlos Pasquetti | Cildo Meireles | Claudia Paim | Dennis Oppenheim | Elaine Tedesco | Elcio Rossini | Elida Tessler | Frantz | Guilherme Dable | Iolanda Gollo Mazzotti | Jaume Plensa | José Rufino | Luiz Roque | Marcelo Moscheta | Marcos Fioravante | Marina Camargo | Mario Ramiro | Mário Röhnelt | Marlies Ritter | Martha Gofre | Nick Rands | Paulo Mog | Patricio Farías | Pedro Escosteguy | Perejaume | Rogério Livi | Rogério Severo | Shirley Paes Leme |Tula Angelopoulos | Túlio Pinto. A curadoria também presta uma referência ao artista norte-americano Gordon Matta-Clark, colocando à disposição do público facsímiles de imagens de seu trabalho Odd Lots, que é conhecido hoje pelo nome de Reality Properties: Fake States.