09/08/2017
› Secretaria de Meio Ambiente realiza Audiência Pública do Zoneamento Ambiental Econômico (ZAE)

Cerca de 50 pessoas participaram da Audiência Pública da apresentação do Zoneamento Ambiental Econômico (ZAE) realizado na noite da última terça-feira, dia 08 de agosto, no auditório do Walter Graf. A audiência foi aberta pelo secretário de Meio Ambiente, Gilberto Fraga, que fez a leitura do edital e do regimento do evento. Fraga explicou que primeiramente o trabalho seria apresentado e após, os presentes teriam 15 minutos para se inscrever para fazer perguntas, que seriam respondidas pela equipe técnica tanto da Prefeitura, quanto da empresa contratada para elaboração do documento. “Após a audiência, o estudo completo ficará à disposição do público para consulta e cópia na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smma), em horário comercial, por sete dias”, completa o secretário.

A doutora em Geologia e ex-coordenadora técnica do ZAE, Priscila Meneghetti Eger, fez a apresentação do estudo, que servirá como um instrumento de orientação à gestão do território municipal. “Este é mais um instrumento que, aliado ao Plano Diretor e a outras legislações, deve ser considerado no momento do licenciamento ambiental, na expedição de certidões e alvarás dos órgãos públicos em todos os seus níveis. Isso é uma garantia para o crescimento ordenado e para uma qualidade de vida melhor para os viamonenses”, explica Priscila.

De acordo com a doutora em Geologia, o ZAE classifica tudo o que existe na paisagem do município, como é e por que é. “O estudo é completo e foi construído com a colaboração de 40 bolsistas e 10 técnicos da Unisinos e equipe técnica da Prefeitura. O ZAE servirá de base para a realização de outros estudos”, ressalta Priscila. A doutora fez uma apresentação geral do estudo e fala que todo o trabalho detalhado está disponível para consulta na Secretaria de Meio Ambiente.

Saiba mais sobre o ZAE:

O ZAE reúne informações sobre o subsolo, carta de turismo, malha viária, infraestrutura, cobertura vegetal, declividade, geologia, pedologia, curvas de nível, hidrogeologia, hidrologia, base econômica, áreas de preservação permanente, unidades de conservação, cobertura vegetal, entre outros, e será ferramenta para auxiliar na orientação e na liberação dos mais diversos empreendimentos, desde o habitacional, industrial, comercial até o turístico. O trabalho levou 18 meses para ser concluído, utilizando as imagens do Satélite Pléiades, gerando cartas com escala 1:10.000.

© Copyright Instar - 2006-2017.