24 JUL 2017
Prefeitura Perto de Você leva mutirão de serviços aos bairros Fiúza e Valença

Um grande mutirão de serviços foi realizado no último sábado, dia 22 de julho, abrangendo os bairros Fiúza e Valença. O lindo sábado de sol e a festa julina da Associação Comunitária do Jardim Fiúza propiciou um grande movimento de pessoas no evento, que teve: o projeto Recreando, com disponibilização de brinquedos infláveis e cama elástica para a alegria das crianças; corte de cabelo e barba gratuitos pelo Senac; recebimento e doação de roupas da Campanha do Agasalho; vacinação da gripe; disponibilização de preservativos; distribuição de pipoca e algodão doce gratuitos; realização de cadastro para benefícios sociais; recebimento de solicitações de serviços no bairro; entre outros.

Dezesseis agentes de endemias percorreram os quarteirões do bairros verificando os pátios das casas, alertando para o perigo das águas paradas, ambiente propício para criadouros dos mosquitos Aedes Aegypti (transmissor da dengue) e palha (transmissor da leshmaniose), bem como acúmulo de entulhos, ambiente onde o barbeiro (transmissor da doença de chagas) se esconde. A moradora há 20 anos da rua Amor do Campo, Ingrid Genro, cuida do seu pátio e procura deixá-lo livre de entulhos ou de recipientes que acumulam água da chuva. “Tenho crianças em casa e sei o perigo que o pátio pode se tornar, se não cuidarmos”, expressa.

De acordo com o coordenador dos agentes de endemias, Paulo Machado, hoje são três equipes que atuam no município. Cada equipe possui sete integrantes. “É um trabalho de formiguinha, onde plantamos uma sementinha, mas é compensador quando se olha para trás e vê que conseguimos mudar uma cultura”, destaca a agente de endemias Daniela Barrionuevo, que executa este trabalho há três anos. Paulo acrescenta que outra sementinha está sendo plantada na educação. “Fazemos palestras nas escolas da rede pública, para estudantes do Jardim ao 6º ano, e levamos o personagem do mosquito da dengue para a sala de aula e é uma festa. Nossa esperança está na construção de uma geração mais consciente para a promoção da saúde”, encerra Machado.

O prefeito, André Pacheco, acompanhou o serviço executado pelas secretarias de Obras e Serviços Públicos (Smosp), de Saúde, de Cidadania e Assistência Social, Educação, de Meio Ambiente, e Geral de Governo. Pessoalmente, Pacheco estava ouvindo a população e anotando as solicitações de serviço. “Fico muito feliz em eventos como este, que levam os serviços da Prefeitura para os bairros, respondendo de imediato aos pedidos da comunidade.”

Ambulância Suporte Avançado

O secretário de Saúde, Luís Augusto Carvalho, apresentou à comunidade a ambulância de suporte avançado que foi montada na última semana, para ficar a serviço do Hospital de Cardiologia Viamão (HCV). A ambulância está equipada com desfibrilador, respirador mecânico, aspirador e mobilização de trauma grave. “É um investimento que fizemos para manter estabilizado o paciente no transporte de transferência de UTI, do Hospital de Cardiologia para outro. Neste caso, a ambulância faz o transporte acompanhada com médico do HCV”, explica Carvalho.

O prefeito destaca que é um avanço na saúde pública do município. “Em 2013, o município contava somente com quatro ambulâncias. Hoje, temos nove ambulâncias. Duas para atender SAMU, duas municipais, quatro reservas e agora esta de suporte avançado. Isso é resultado de uma gestão que investe na saúde e no cuidado com as pessoas.”

O secretário de Saúde acrescenta que antes este trabalho era feito pela regional do SAMU, situada em Alvorada e que atende também Viamão. “Ao longo desse tempo, foram inúmeras vezes que tivemos que contratar ambulância para transportar os pacientes da UTI, por a ambulância de suporte avançado do SAMU não estar disponível. Agora teremos este serviço próprio. Isso é um avanço para a saúde”, conclui Carvalho.

Defesa Civil

A Defesa Civil do município também foi acionada para cortar um pinheiro que estava em via pública, oferecendo perigo aos moradores da casa na rua Iris, na altura do número 158. O trabalho foi executado conjuntamente com o Departamento de Iluminação Pública (Smosp) e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ao total, foram realizadas quatro podas de árvores.

Operativo de trabalho

Durante o sábado, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) estava com duas equipes de limpeza, uma equipe realizando o conserto de luminárias públicas e troca de lâmpadas, uma equipe para hidrojateamento e conserto de caixas de bocas de lobo, e outras duas equipes para patrolamento e ensaibramento, com duas patrolas, duas retroescavadeiras e três caminhões caçamba/caixa. Foram realizados: hidrojeateamento para desobstrução de esgotamento pluvial em cinco ruas; 53 reformas de caixas de lobo ou troca de tampas; retirada de oito cargas de lixo, entulhos e galhos de árvores; 76 consertos de luminárias e/ou trocas de lâmpadas.

Doação/adoção

A unidade móvel da Coordenação Municipal de Atenção aos Animais (Coman) estava com a Feira de Doação de Animais, com oito cachorros e um gato para adoção. As crianças ficaram encantadas e cinco delas convenceram seus pais a adotar um bichano. Agora quatro cachorros e um gato ganharam, além de um lar, um novo melhor amigo. Outras famílias de baixa renda, que já tinham um mascote em casa, cadastraram 20 animaizinhos para serem castrados.

Outros números

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smma) realizou nove vistorias, abriu 10 processos para fiscalização de esgotamento sanitário, além de orientações quanto ao plantio e hortas e identificação de três locais para serem instaladas placas proibitivas de colocação de lixo.

O Senac realizou 150 cortes de cabelo, barba e bigode. O trabalho foi executado pelos alunos do curso de barbeiro, com a supervisão dos instrutores.

24/07/2017
Prefeitura Perto de Você leva mutirão de serviços aos bairros Fiúza e Valença