21 JUL 2017
SAÚDE
Cuidando da sua saúde – Você sabe quando procurar uma UBS, UPA, hospital ou SAMU?

PV_0022-17G_GIF-UPAUma dúvida muito comum entre a população é qual lugar procurar em caso de uma doença, emergência ou até mesmo um mal estar. O Sistema Único de Saúde (SUS) é complexo e formado por uma série de unidades que se complementam e buscam atender as pessoas, de acordo com a demanda. Muitas vezes, o paciente procura atendimento no hospital, quando o caso era de Unidade Básica de Saúde (UBS), recebe classificação de baixo risco e acaba aguardando mais de seis horas para ser atendido, gerando desgaste e reclamação. Para que isso não ocorra, organizamos um texto informativo sobre quando procurar uma UBS, a UPA ou o Hospital.

Unidade Básica de Saúde (UBS)

O primeiro contato da população com o Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser através de uma UBS. Considerada a porta de entrada do cidadão, elas devem ser acionadas em caso de consultas mediante marcação (consulta agendada através do telefone 0800.642.4440), ou pacientes que já chegam com algum sintoma não grave (consultas sem agendamento).

Também é na UBS que acontece: a vacinação; a realização de testes rápidos de HIV; retirada de medicamentos e preservativos; cuidados preventivos de câncer do colo de útero e mama; febre abaixo de 39ºC; bebês chorando sem razão aparente, em comportamento diferente do habitual; troca de curativos; injeções; acompanhamento de condições freqüentes como obesidade, hipertensão e diabetes; sintomas de resfriados, gripes e dores; diarréia; vômito; problemas na alimentação e evacuação; dificuldade para respirar; convulsões e movimentos anormais; além de atendimento médico, odontológico e de enfermagem; pré-natal de baixo risco, característicos da atenção primária.

Viamão possui 16 UBSs, que contam com pediatria, ginecologia/obstetrícia e clínica médica. Algumas oferecem outros serviços como nutrição, acompanhamento de grupos de doenças crônicas e atendimento domiciliar, além de outros procedimentos mais simples. O horário de funcionamento é das 8 às 17 horas.

Em caso de um problema grave ou complexo, o paciente é encaminhado para uma UPA, ou Hospital mais próximo.

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA)

Quando o paciente é examinado em uma UBS e se constata a necessidade de um atendimento emergencial ou com maior complexidade, a UPA é quem recebe o indivíduo. Elas funcionam 24h, sete dias da semana. A função da UPA é descongestionar os hospitais. O paciente passa por uma triagem, onde é medida a frequência cardíaca, pressão arterial e nível de consciência. Depois disso, recebe a classificação de risco. A função da UPA é tirar o paciente do risco e estabilizar o quadro, deixando-o, quando for necessário em observação ou encaminhando para um hospital.

Quando não oferece risco, não é UPA. Na UPA é feita a investigação do agravo, e possui exames como raios-X, eletrocardiograma e laboratoriais. Então, a UPA deve ser procurada para atendimento de urgência e emergência em clínica médica, pressão ou febre alta, fratura e cortes, infarto ou derrame. Por mais que as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) atendam emergências, os pacientes não ficam internados no local. Eles são estabilizados e encaminhados para um hospital, ou ficam em observação por até 24h e recebem alta.

Hospital

Já o hospital deve ser procurado em situações de urgência e emergência que necessitam de investigação, cirurgias, ou exames mais elaborados. Apenas casos mais complexos e que precisam ser acompanhados devem seguir para os Hospitais. Basicamente, o atendimento é feito através da urgência e emergência, como: hemorragias e fortes traumas; tratamento médico de média e alta complexidade (com especialidades); exames mais complexos, que não são feitos em UPAs e UBSs, como ressonância magnética, por exemplo; parto normal ou cesárea; cirurgias e transplantes; consultas ambulatoriais com especialidades; acompanhamento médico pós cirúrgico; entre outros.

REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - ENDEREÇO/TELEFONE
UPA 24h Viamão: Av. Senador Salgado Filho, nº 2055 | Pda. 36 |3493.4438