26 JUN 2017
TRÂNSITO
Viamão terá Balada Segura

Na última sexta-feira, a Prefeitura, através da Empresa Pública de Trânsito de Viamão (EPTV), esteve reunida com o Detran para tratar sobre a adesão ao programa Balada Segura, do Governo do Estado. O Balada Segura consiste em blitze de fiscalização e educação tanto em locais de grande concentração de bares e casas noturnas, como em roteiros/itinerários de deslocamento para festas e eventos, visando a combater, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados. Segundo estimativas da ONU, o álcool está presente em mais da metade dos acidentes com mortes.

A lei que estabelece tolerância zero para o álcool na direção completou nove anos em junho – Lei 11.705, mais conhecida como Lei Seca. Hoje são 29 municípios que aderiram ao programa, cerca de 51% da população do Estado. Viamão poderá ser o 30º município participante. O objetivo principal da Balada Segura é diminuir o índice de acidentalidade. Desde que entrou em vigor, de acordo com os dados do Detran, mais de 150 mil infrações foram contabilizadas no Rio Grande do Sul. De setembro de 2011 até abril de 2017, foram efetuadas 5.394 blitze, com 347.729 veículos abordados. Destes, 74.703 foram autuados e 19.935, recolhidos. No período, foram realizados 325.938 testes etílicos, sendo 9.424 foram autuados pelo teste.

De acordo com o presidente da EPTV, Paulo Kadu Schawrtzhaup, a minuta do contrato está sendo analisada. O prefeito, André Pacheco, ressalta que o Balada Segura vem ao encontro de uma proposta do Vida Urgente, cuja parceria foi firmada em maio deste ano, com a Fundação Thiago Gonzaga, reforçando o compromisso do município com a redução e controle de velocidade nas vias urbanas, bem como o início do trabalho de educação e conscientização da sociedade. “Com a assinatura do contrato, o motorista que for parado em uma blitz terá que fazer o teste para medir o nível de álcool em seu sangue. Se for constatado que ele ingeriu bebida alcoólica, ele será autuado e o veículo pode ser retido. Isso significa primar por vidas e evitar acidentes, que muitas vezes são fatais. Álcool e direção não combinam”, explica Pacheco.

Participaram da reunião: o diretor Institucional do Detran, Luciano Ribeiro dos Santos; o diretor Administrativo e Financeiro do Detran, Rodrigo Chies; o vice-prefeito, Valdir Elias – Russinho; e o vereador Joãozinho da Saúde. Com a assinatura do contrato, o município responsabiliza-se por realizar quatro blitze por mês. Nas blitze da Balada Segura, 70% do valor das autuações emitidas é revertido para o município.