25 MAI 2017
Inscrições abertas para mesa diretora do CMS

Estão abertas as inscrições para a Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde (CMS) para o biênio 2017/2019. As inscrições para as chapas podem ser efetuadas até o dia 12 de junho, das 8 às 12 horas e das 14 às 16 horas, na sede do CMS (avenida Senador Salgado Filho, 9214, parada 55). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3485.8649, ou pelo email cmsviamao@gmail.com.

Saiba mais:

– O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado de caráter deliberativo e permanente, formado por prestadores de serviço, representantes do governo, profissionais da saúde e também usuários. No Conselho, a representação dos usuários acontece de maneira paritária em relação aos outros membros (ou seja, os usuários têm direito à metade dos representantes).

– O Conselho Municipal de Saúde possui as seguintes responsabilidades: controlar os recursos da saúde; monitorar a execução das ações na área da saúde; participar da formulação das metas para a área da saúde; reunir-se ao menos uma vez por mês; acompanhar as verbas que são encaminhadas pelo SUS e também os repasses de programas federais e estaduais.

– A sua atuação busca integrar as ações da saúde, abrangendo todas as áreas do setor, seja na fiscalização, na obtenção de informações, na proposta de estratégias ou mesmo na tomada de decisões (nos limites das competências do Conselho Municipal).

– O Conselho Municipal de Saúde está diretamente envolvido na discussão de temáticas essenciais, como o orçamento destinado à saúde, a política de recursos humanos, a relação com o setor privado, as epidemias, o saneamento básico, as estratégias de vigilância à saúde e muitos outros aspectos.