25 MAI 2017
Coman comemorará dois anos de atuação em junho

A Coordenação Municipal de Atenção aos Animais (Coman) comemorará, no início de junho, dois anos de atividades. De acordo com o coordenador de Atenção aos Animais, Ângelo de Oliveira, durante estes dois anos de trabalho foram realizadas mais de 800 visitas de denúncias de maus tratos através do Fala Cidadão 156.

O projeto “Nossos amigos os animais”, onde a equipe da Coman visita escolas da rede pública e particular e ministra palestras sobre posse responsável, identificação de maus tratos e formação de tropa de elite mirim de atenção aos animais, atingiu cerca de 2.600 alunos. “No segundo semestre deste ano, queremos atingir mais de 5 mil alunos”, acrescenta Oliveira.

A Coman também é responsável pela Feira de Doação de Animais, que acontece todas as quartas-feiras e sábados, das 10 às 17 horas, no Largo Adônis dos Santos (Centro). Nesses dois anos de atividades foram doados mais de 1.250 animais, que saíram das ruas e foram castrados pela prefeitura e por protetores independentes. “Castramos em clinica licitada, 322 animais. Temos a estimativa de atingir mais 1.000 castrações neste ano, de filhotes doados na Feira, originados da prefeitura e das protetoras, assim como do projeto “A Coman castra em seu Bairro", onde está centralizado nas escolas do município”, complementa.

Como participar das feiras

Para participar da feira aos sábados é preciso estar inscrito no Cadastro Único dos Animais, no site da prefeitura e, após, enviar e-mail para coman@viamao.rs.gov.br, esperando recebimento da confirmação.  Nas quartas-feiras o evento é destinado para os animais do Canil Municipal. Cada cidadão pode levar dois filhotes ou três animais castrados, encerrando as inscrições para o dia de cada feira quando atingir 10 filhotes e 10 animais castrados. As escolas também podem se inscrever para as palestras do próximo semestre pelo mesmo email. “Os animais castrados pela prefeitura são chipados e, em breve, todos os animais da feira também serão chipados”, encerra Oliveira.