18/05/2017
› Viamão comemora Dia Internacional dos Museus com Cultura na Escola

O projeto é uma parceria entre as secretarias de Educação e de Cultura e proporciona visitas guiadas aos pontos históricos e marcos do município

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, como um momento especial para a comunidade mundial dos museus. Neste dia, os museus participantes interpretam um tema relacionado às instituições culturais. Em Viamão, é desenvolvido o projeto “Cultura na Escola”, fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Cultura. Consiste na visita guiada de uma escola ao Departamento de Memória Cultural, localizada junto ao Centro Municipal de Cultura e Esporte, visita ao museu e a pontos históricos e turísticos do Município.  “Mais do que isso, é a história de Viamão passada para a nova geração”, comenta Valmor Andrade Neves.

“Saber por que é e onde estão localizados os marcos do município, a importância das bicas, a importância política e cultural da cidade, bem como sua colonização, para que essa memória não se perca, é resgatar a nossa identidade, e a identidade cultural de uma comunidade, para o próprio benefício, resgatando também o seu sentido de pertencimento”, expressa o historiador e o coordenador do projeto, pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Francisco Bittencourt.

Visita

A primeira parada é no centro Municipal de Cultura, no bairroTarumã, onde os estudantes visitam a Galeria dos Ex-Prefeitos e conhecem um pouco mais sobre a política viamonense e o tempo de mandato. Depois, conhecem a memória do município, com ilustrações e objetos do século passado, como a primeira central telefônica do município, tijolos e telhas feitas por escravos, o projetor cinematográfico manual, e a lança utilizada na revolução farroupilha, entre outros.

Num segundo momento o grupo de alunos desenvolve uma atividade de reconhecimento dos bens históricos. Fontes, trincheiras casarios, a igreja matriz, praça e o lago Tarumã fazem parte do tour desenvolvido para as escolas.

A primeira instituição municipal a desenvolver suas atividades de reconhecimento e pertencimento em 2017 foi a Escola Apolinário Alves dos Santos (Águas Claras), que chegou ao Centro Municipal de Cultura no dia 18 de abril. O professor Alex, morador da região das Águas Claras e conhecedor da história do município, fala aos alunos sobre fatos históricos e pitorescos, bem como sobre a oportunidade em conhecer objetos e documentos que descrevem um Viamão antigo.

Saiba mais:

– Departamento de Memória Cultural – foi criado e vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, em 1997. Surgiu da necessidade de atuação constante na busca da preservação da memória histórica de Viamão.

– Museu Municipal – foi criado por decreto em 25 de janeiro de 1983, surgindo da necessidade de promover a cultura e as tradições no município.

– Sala Açoriana – o ato de doação da “Sala e Exposição Açoriana” foi recebido e protocolado junto aos registros da Secretaria de Cultura em 1992.

– Arquivo Histórico – inaugurado em 12 de janeiro de 2000, o arquivo histórico do município reúne um acervo de aproximadamente 500 livros e documentos que ilustram a história de Viamão. O arquivo tem como objetivo relacionar, registrar, preservar e pesquisar o patrimônio cultural e documental da história do Viamão.

© Copyright Instar - 2006-2017.