08 MAI 2017
TRÂNSITO
Prefeitura e Fundação Thiago Gonzaga celebram compromisso com a redução, controle da velocidade e conscientização no trânsito

A Prefeitura de Viamão e a Fundação Thiago Gonzaga celebram compromisso para “Vida Urgente Viamão”. A ação, realizada na EMEF Farroupilha, marca o início da 4ª Semana Mundial de Segurança no Trânsito da ONU no Brasil. Viamão é a única cidade, além de Brasília, em que a OPAS/OMS estará presente. Durante a semana será realizada ações de educação e conscientização junto às escolas e à sociedade. De acordo com o prefeito, André Pacheco, o município já está comprometido com a redução e controle da velocidade.

“A partir do movimento da Câmara de Vereadores sobre a discussão do excesso de velocidade marcados pela fiscalização eletrônica e radares móveis, no qual o Ministério Público apóia, começamos hoje, oficialmente, uma campanha de conscientização dos estudantes, eles que serão futuros motoristas”, destaca. Pacheco faz alusão sobre o excesso de velocidade em vias municipais e fala sobre um atropelamento que aconteceu no início da manhã desta segunda-feira, no centro da Cidade, onde a vítima estava atravessando a rua em cima da faixa de segurança. “Queremos minimizar os acidentes com morte e os acidentes com lesões. Não podemos vitimizar os infratores que excedem a velocidade máxima permitida numa via. Queremos um mundo melhor e isso só acontece se tivermos uma sociedade consciente, que respeite as regras”, encerra.

A presidente da Fundação Thiago Gonzaga, Maria Edi de Moraes Gonzaga, diz estar muito feliz com a ação da Prefeitura. “Viamão quer mudar a realidade da violência no trânsito e dará o exemplo para o Estado, para o Brasil e para o mundo. O excesso de velocidade e a imprudência dos motoristas são responsáveis pela maioria das mortes no trânsito.”

O assessor Internacional em Segurança Viária OPAS/OMS, Victor Pavarino, fala sobre o alto número de mortes no trânsito. “São 1,2 milhão de pessoas que morrem por ano, no mundo, em acidentes de trânsito. No Brasil, todo ano morrem cerca de 40 mil pessoas em acidentes. Há uma estimativa de que para cada uma pessoa que morre em acidente de trânsito, 15 sobrevivem com lesões. Destas 15 lesionadas, quatro ficam permanentemente incapacitadas. E como acabar com isso, através de ações como estas, através da educação, da conscientização e da redução da velocidade”, encerra.

Após a assinatura do termo de cooperação, os estudantes da turma 71, do 7º ano, da EMEF Farroupilha, realizaram uma blitz em conjunto com autoridades, agentes de trânsito, Fundação Thiago Gonzaga e Polícia Rodoviária Estadual.

Sobre a Semana de Segurança no Trânsito

– Em 2017 a 4ª Semana Mundial de Segurança no Trânsito da ONU acontece de 8 a 14 de maio;

– Em Viamão, o encerramento será realizado no dia 12 de maio, com palestra para alunos da EMEF Vinte de Setembro;

– O tema é gestão da velocidade, sob o slogan "Salve vidas, reduza a velocidade”;

– A 4ª Semana de Segurança no Trânsito tem por objetivo aumentar a conscientização sobre as consequências da velocidade excessiva no trânsito e os benefícios de reduzi-la.

08/05/2017