20 ABR 2017
Getúlio Vargas comemora 34 anos e exibe talentos no Arteando

Durante todo o dia 19 de abril, quarta-feira, a EMEF Presidente Getúlio Vargas, localizada na Florescente, esteve em festa. Pelo segundo ano consecutivo, a escola participa do projeto Aurora – Escolas Inovadoras, que está desenvolvendo a arte na sua interdisciplinaridade. Estão sendo desenvolvidas cinco modalidades artísticas: artes visuais, audiovisuais, música, dança e teatro. Cada sala de aula estava transformada numa sala de exposições. No corredor central, pais, alunos e convidados, como o secretário de Educação, Carlos Bennech, a diretora-geral de Educação, Nazaré de Carvalho, o diretor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SME), Valnei Veloso, e a assessoria pedagógica prestigiaram as apresentações de teatro, música e dança.

Como todo aniversário, não podia faltar a mesa do bolo, com vários tipos de doces e guloseimas, que fizeram a alegria, não só da criançada, como dos pais e convidados, com direito a cantar “Parabéns pra você”. Além das matérias obrigatórias, os cerca de 650 estudantes da Getúlio Vargas possuem aulas de teatro, música, dança, artes audiovisuais e artes plásticas, de forma interdisciplinar. De acordo com a diretora da Getúlio Vargas, Carla Bittencourt, o objetivo do Arteando é articular os conteúdos essenciais de diferentes áreas do conhecimento com o mundo artístico e cultural.

Mini chefs, artistas plásticos, dançarinos, cantores e atores podiam ser vistos em todas as salas de aula. Os professores também estão recebendo capacitação da Fundação Vera Chaves Barcelos (FVCB) para ampliar a visão artística e poder explorar mais as técnicas. A professora de matemática, Maria Aparecida Jorge, que está se encontrando na arte, trabalhou o conceito da obra de Mondrian e sua relação com a arte. Para Mondrian, a arte e a matemática são unidas desde a pré-história. “Mondrian acreditava que sua visão de arte transcendia as divisões culturais e poderia se transformar numa linguagem universal, baseada na pureza das cores primárias”, explica. Maria Aparecida mudou seu olhar a partir do início do projeto Arteando, quando se engajou nas aulas da FVCB. “Estou amando. É muito bom explorar a arte junto com alunos. Todos estão deslumbrados e apaixonados pela arte e sua relação com a matemática”, encerra.

20/04/2017
Getúlio Vargas comemora 34 anos e exibe talentos no Arteando