10 ABR 2017
Zeferino Lopes de Castro recebe novos equipamentos

Para comemorar quatro anos de parceria com a Prefeitura de Viamão, a Fundação Telefônica/ Vivo está renovando os equipamentos entregues aos alunos. Neste sábado (08), no Sábado Letivo, os pais estiveram na EMEF Zeferino Lopes de Castro, na Pimenta, para assinar o novo termo de responsabilidade sobre os novos equipamentos. Os estudantes receberão 100 chromebooks (netbooks) e 30 tablets. De acordo com a consultora de Educação e Aprendizagem da Fundação Telefônica/ Vivo, Renata Altman, que esteve na semana passada em Viamão, a renovação dos equipamentos acontece devido ao desgaste dos mesmos.

O professor Max, de história, falou em nome da equipe docente. “Falar de educação, é falar de vida, de futuro. Estamos construindo relações de aprendizagem para fazer uso da tecnologia a nosso favor, desenvolvendo ferramentas para resolver problemas para si e para a sociedade.” O presidente do Instituto Tear Inovações (ITI), Juliano Bittencourt, que representou a Fundação Telefônica/ Vivo no ato, disse que o projeto de uma escola inovadora é de todos – professores, pais, alunos, Secretaria de Educação, Instituto Tear e Fundação Telefônica. “Não é fácil sair da zona de conforto e sonhar algo diferente, isso dá muito trabalho. Estamos plantando a semente da mais alta esperança para promover uma mudança na sociedade, capaz de construir o mundo mais feliz para si e para os que estão ao seu redor”, destaca Bittencourt.

A diretora da EMEF Zeferino Lopes de Castro, Rosa Maria Stalivieri, assegura que estão no caminho certo. “Após quatro anos, posso dizer que estamos felizes e orgulhosos, porque temos a certeza de que este é o caminho para nosso aluno. Aprender a apreender, com um significado para a vida. Passamos para um novo ciclo, e, neste momento, o projeto passa a se chamar Vida – Vivências Inovadoras Desenvolvidas na Aprendizagem.” O secretário de Educação, Carlos Bennech, destaca que a participação da comunidade é o que faz a diferença. “Hoje, a Zeferino Lopes de Castro é referência no município, no Estado, no Brasil e no mundo. Um dia a comunidade foi desafiada a fazer diferente, a fazer o novo, e aceitou esse desafio e está ensinando para a vida. É possível construir um mundo melhor de se viver”, expressa Bennech.

O prefeito, André Pacheco, falou que a educação é o núcleo de uma comunidade. “É através da escola que os cidadãos são formados. Os pais querem que seus filhos tenham um futuro melhor e isso se dá a partir do conhecimento”, encerra Pacheco. Após, o prefeito fez a entrega simbólica, juntamente com o secretário de Educação e o presidente do ITI, de um chromebook para a aluna Luana Fraga. De acordo com Bittencourt, o equipamento disponibilizado vem ao encontro das necessidades dos estudantes, pois seu armazenamento vai direto para nuvem. “A escola possui um ecossistema digital, onde todos os equipamentos são integrados – tablets, netbooks, computadores e impressoras – há dois anos. É a primeira escola pública do Estado a trabalhar desta maneira. Mais uma vez a Zeferino Lopes de Castro está inovando”, encerra o presidente do ITI.

10/04/2017
Zeferino Lopes de Castro recebe novos equipamentos