30 MAR 2017
Dispositivos eletrônicos auxiliam na educação no trânsito

A Prefeitura de Viamão aderiu, desde dezembro, ao controle eletrônico de velocidade e avanço de sinal vermelho (furões) como aliados na segurança e educação no trânsito. Em locais que há a presença desses redutores de velocidade, o índice de acidentes pode cair muito. O motorista que ultrapassar a velocidade permitida numa determinada via ou avançar o sinal vermelho, estará sendo notificado e terá prazo para se justificar, caso conteste o auto de infração. Para contestar o auto de infração, é necessário abrir processo junto à SMTT, localizada na rua Mário Antunes da Veiga, 268, Centro, no horário das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, com o auto de infração em mãos, documento do veículo e habilitação do condutor.

Ao total, são 17 equipamentos instalados em diversos pontos do município, devidamente identificados por placas – pardais, lombada eletrônica (que mede a velocidade), furão (avanço de semáforos) e radares móveis (de segunda a sexta-feira, em horário comercial). O sistema de sinaleiras funcionam das 6 horas da manhã até às 22 horas. No período das 22 horas até às 6 horas, os semáforos ficam em amarelo piscante, e o sistema de avanço de sinal não funciona. O que funciona, neste período é a fiscalização por excesso de velocidade. Os equipamentos utilizados são aferidos pelo Inmetro e estão dentro do prazo de validade da aferição. Os equipamentos foram instalados em locais que possuem grande circulação de automóveis e com estatísticas de acidentes e as vias possuem placas de informação ao condutor que regulamentam as áreas desta fiscalização e a velocidade permitida na via de acordo com o Código Nacional de Trânsito.