30 MAR 2017
Esclarecendo dúvidas sobre a folha de pagamento

Mantendo a relação de transparência e respeito com o quadro de funcionários da Prefeitura de Viamão, informo que o pagamento da folha do funcionalismo público municipal, referente ao mês de março, será feito dentro do prazo, apesar da crise econômica que se instalou no Brasil e no Rio Grande do Sul, e que acaba afetando o município de Viamão. Neste sentido, continuo mantendo o padrão adotado desde o início da gestão em 2013, sempre pagando os salários dentro do prazo legal.

Porém, este é um mês diferenciado, pois entramos em uma nova realidade, a partir da implantação do novo Plano de Carreira, Cargos e Salários, aprovado pela Câmara Municipal em janeiro de 2017 e que entrou em vigor no dia 1º de março de 2017.

A construção desse novo Plano estabelece regras para evolução funcional do servidor público, eleva o salário-base de muitas categorias que estavam em total defasagem e torna o concurso público mais atrativo. Destaco ainda que os salários dos servidores serão reajustados anualmente, com data-base fixada, terminando com a cultura do abono. O Plano de Carreira foi criado para garantir o futuro dos funcionários, proporcionando aos servidores um ambiente de crescimento, valorização do bom profissional, que se qualifica e cuida do patrimônio, além da garantia de uma aposentadoria digna.

Como em qualquer novo sistema, é normal que surjam distorções. Até a implementação total do novo plano serão feitos os ajustes quando necessários, através de um diálogo franco e aberto com o servidor. Nenhum funcionário que venha a se sentir prejudicado ficará sem resposta. Os nossos técnicos da Secretaria Municipal de Administração e do Gabinete do Prefeito estarão atentos e disponíveis para o atendimento individualizado de todos os funcionários que necessitarem de auxílio.

Com essa relação de respeito, transparência e, principalmente, de confiança, continuaremos a mudar nossa cidade, que ficou por muito tempo estagnada, inclusive na sua política de valorização da carreira do funcionário, e que, com a colaboração de todos, foi e será possível avançar.

Viamão, 30 de março de 2017.

André Pacheco - Prefeito