03 MAR 2017
EDUCAÇÃO
Educação investe no capital humano e motiva professores, funcionários e equipe diretiva para recepcionar os alunos neste início de ano letivo

Na próxima segunda-feira, dia 6 de março, iniciam as aulas na rede municipal de Viamão. São 25 mil alunos que estarão voltando a estudar ou iniciando sua vida escolar nas 62 escolas de educação infantil e ensino fundamental. Nesta quarta e quinta-feira, a Secretaria Municipal de Educação organizou um encontro com as equipes diretivas (quarta) e com todos os funcionários e professores (quinta) das escolas para dar as boas-vindas e proporcionar um momento de reflexão, integração e motivação.

O secretário de Educação, Carlos Bennech, ressaltou a responsabilidade de cada um na formação da sociedade de amanhã. “Queremos continuar fazendo a diferença na vida das pessoas, fazendo com que cada um entenda como está inserido no mundo. Temos muitos desafios a vencer, mas contamos com cada profissional aqui presente para que dê o seu melhor e faça a diferença na educação”, destaca. Bennech apresenta sua equipe diretiva, composta pela diretora-geral, Nazaré de Carvalho, e pelo diretor pedagógico, Valnei Veloso.

O prefeito, André Pacheco, ressaltou que a nova gestão está dando sequência ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido na administração passada, como manutenção e ampliação de escolas, melhoria da estrutura administrativa. “Se quisermos uma cidade melhor no futuro, temos que investir na educação de nossos alunos. É com o trabalho de todos os professores que nossa cidade vai avançar e crescer. Vem muita coisa boa por aí, muitos projetos envolvendo pais e comunidade. Juntos somos mais”, encerra Pacheco.

Jader Amaral sensibiliza equipes diretivas

Com a parceria do Sistema SESC/Fecomércio, a Secretaria Municipal de Educação trouxe na quarta-feira (1º/03), à tarde, para sensibilizar as equipes diretivas das 62 escolas o mestre em desenvolvimento humano e master coach, Jader Amaral. Com o auditório do Centro de Formação Profissional Walter Graf lotado, Amaral fala sobre a importância da organização do tempo e da automotivação, cultivando somente pensamentos positivos. Dessa forma, segundo ele, todos os problemas são vistos como uma oportunidade. “É a lei do Ser. Eu só entrego o que possuo e eu só possuo o que eu cultivo em mim. Assim, eu tenho a vida que mereço. Eu sou as minhas escolhas.”

Erik Penna instiga e emociona a rede municipal

Todos os profissionais da Educação que atuam em escolas foram recepcionados na manhã desta quinta-feira, dia 2, na Quinta da Estância. O ambiente foi preparado especialmente para isso, com esquete teatral, espaço para fotografia e música ao vivo. O palestrante motivacional internacional, Erik Penna, falou sobre as 10 atitudes do educador de excelência, ilustrando sua fala com vídeos, testes e interagindo com o público através de perguntas. Para ele, para que haja novos saberes, é necessário o envolvimento de cada um. “Segundo um publicitário, comunicação não é o que a gente fala, e sim o que o outro entende. Então, temos que ser criativos para que o nosso aluno consiga entender o que queremos que ele aprenda”, expressa Penna. Olhar positivo e foco na solução, de acordo com ele, farão a diferença. E encerra sua palestra dizendo que ninguém é tão bom quanto todos nós juntos. “A união de todos leva à excelência”.

Para finalizar, Penna mostra um vídeo feito num hospital de São Paulo, onde todas as crianças ali internadas estavam em tratamento contra o câncer. Todas sentiam falta do mundo e das pessoas que haviam deixado para trás, pois tinham que permanecer em isolamento por estarem com suas defesas baixas. Uma empresa criou uma solução para o fim do sofrimento, aproximando as crianças das pessoas que estavam torcendo por suas curas através de um urso de brinquedo que reproduzia mensagens gravadas. “Todos os problemas têm soluções, até os que parecem não ter.” “Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço”, Dove Weinbaum.

Até esta sexta-feira, os educadores continuam o planejamento para o semestre diretamente nas suas escolas, em ambos os turnos. As escolas que terão a modalidade EJA, farão seu planejamento semestral no turno da noite.